Legislações trazem segurança jurídica no uso de biotecnologia, diz especialista que participa do Biomass Day


Aspectos jurídicos e técnicas para destinação da biomassa serão destaque da programação no dia 23 de maio.


 São Paulo, maio de 2018 –O crescimento no uso da biotecnologia, em especial na produção de biocombustíveis, tem aumentado a produtividade das empresas e, consequentemente, produzido um volume cada vez maior de resíduos, a chamada biomassa. Esse produto tem sido utilizado nos últimos anos não só para geração de energia, mas também para outros fins, tais como ingrediente para ração animal, fertilizantes, entre outros.

A biomassa resultante da produção do etanol, por exemplo, hoje já oferece a energia elétrica suficiente para atender as necessidades das usinas com sobras para a venda no sistema integrado de distribuição no país. E é exatamente sobre o uso da biotecnologia, aliado ao aumento de produtividade de biocombustíveis e destinação da biomassa gerada por este processo, que a engenheira agrônoma Alda Lerayer irá falar no dia 23, a partir das 16h50, durante o Biomass Day – Congresso Internacional de Biomassa, que acontece na EnerSolar + Brasil– Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar, de 22 a 24 deste mês, em São Paulo.

PhD em Genética de Microrganismos, Alda irá apresentar exemplos práticos do uso da biotecnologia na otimização da produção de biocombustível e na destinação da biomassa resultantes. “Vou apresentar as técnicas desenvolvidas para se obter maior valor nutritivo em alimentos para animais a partir da biomassa, assim como o aproveitamento maior da vinhaça, um dos resíduos que geram maior problema para as usinas de álcool combustível”, explica.

A engenheira agrônoma lembra que a vinhaça é rica em potássio, um dos principais componentes de adubos e que precisa ser importado,pois não há produção suficiente no Brasil. “Hoje temos tecnologia para extrair esse potássio e destiná-lo à indústria de fertilizantes”, garante Alda.

Já a advogada Patrícia Fukuma, do Fukuma Advogados, vai tratar dos aspectos jurídicos da destinação e aproveitamento da biomassa gerada pela produção de biocombustível.

Um descarte ecologicamente correto beneficia, segundo Patrícia, o meio ambiente e as empresas. “Além da energia, também é possível a utilização de resíduos para adubação de solo ou ingrediente para produção de ração animal”, explica. Patrícia lembra ainda que a biotecnologia tem garantido o aumento da produtividade no campo. “Desta forma o empresário ganhou mais um valor para seu negócio. Toda a cadeia produtiva é beneficiada, pois a biomassa pode ser usada para várias destinações.”

Para isso, durante os últimos anos foram elaboradas legislações que dão segurança jurídica para que o produtor de biocombusível possa dar destinação adequada à biomassa, garante Patrícia.


SERVIÇO:

2º Biomass Day – Congresso Internacional da Biomassa

Programação Completa: www.enersolarbrasil.com.br
22 de maio, das 13h30 às 18h45
23 de maio, das 9h às 18h30
24 de maio, das 9h às 18h15

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo / SP
* Evento gratuito para profissionais do setor

Credenciamento Imprensa – o credenciamento poderá ser feito diretamente com a equipe da 2PRÓ Comunicação até 21 de maio. Para efetuar o credenciamento, jornalistas, assessores e mídias sociais deverão enviar e-mail para fieramilano@2pro.com.brcom as seguintes informações: nome completo, nome da mídia ou da assessoria para o qual fará a cobertura, endereço de email e telefones de contato (fixo e celular).


Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano é uma empresa especializada na realização de feiras de negócios e de produção de revistas técnicas, cujos objetivos são aproximar organizações na América Latina, bem como criar oportunidades reais de negócios e de relacionamentos. A empresa é a filial brasileira da Fiera Milano, grupo líder em feiras e congressos na Itália e um dos mais importantes no mundo.

A Fiera Milano possui um portfólio único de feiras considerando a variedade de setores da economia que são representados, além da qualidade apresentada nos seus eventos – tanto na Itália quanto no exterior. São 12feiras no Brasil: EBRATS Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície; FEITINTAS – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos; FESQUA – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes; EXPOSEC – Feira Internacional de Segurança; EnerSolar + Brasil – Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar; TecnoMultimídia InfoComm Brasil;  FIRE SHOW – International Fire Fair; FISP FISST – Feira Internacional de Segurança e Proteção; REATECH – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade; TUBOTECH – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes; wire South America – Feira Internacional de Cabos e Fios e BRASEG – Feira Brasileira de Segurança e Saúde no Trabalho e Proteção Contra Incêndios.


Atendimento à imprensa

2PRÓ Comunicação
E-mail equipe: fieramilano@2pro.com.br
Teresa Silva – (11) 3030-9463
Marcos Coelho – (11) 3030-9403
Myrian Vallone – (11) 3030-9404

www.2pro.com.br