Cerimônia de abertura do 7º Ecoenergy reúne entidades e empresários do setor

Na manhã do dia 23 de maio foi realizada a cerimônia de abertura da 7ª edição do Ecoenergy | Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia, na presença de autoridades, entidades e empresários do setor. O evento acontece até a próxima quinta-feira, dia 25 de maio, no São Paulo Expo, em São Paulo. 

Deu-se início à cerimônia com pronunciamento do Presidente da ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), Alexandre Moana, que focou nas questões ambientais. “O momento é nosso. O mundo carece de ar puro e a humanidade de energia. Temos uma importante missão de fazer um mundo mais limpo com energia: produzindo, nos comunicando, transportando alimentos. O desafio do setor é continuar a evoluir, sem prejudicar o ambiente”.

Carlos Evangelista – Presidente da ABGD (Associação Brasileira de Energia Distribuída), seguiu com um breve discurso. “Somos privilegiados por trabalharmos em um setor onde o que fazemos, debatemos e decidimos impacta toda uma sociedade. Esse é um legado que deixaremos para gerações”. 

Também presente Nelson Colaferro Jr., Presidente da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. “A energia solar é agora. Estamos trazendo real oportunidade de negócio e crescimento em um momento em que o Brasil está precisando”, enfatizou o executivo. 

Atuando há algumas décadas em prol do setor, Ruberval Baldini – Presidente da ABEAMA (Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente), destacou o espaço que a energia renovável está conquistando. “Já temos um caminho. Nós temos aqui um futuro garantido. O Brasil tem potencial consumidor e gerador”

A Coordenadora do Ecoenergy, Tatiana Dalben, destacou a cooperação de todos os presentes e palestrantes, desejando a todos que façam dos três dias de Congresso um exercício de bons negócios, parcerias e contatos.

Representando Elbia Gannoum, Presidente executiva da ABEEÓLICA (Associação Brasileira de Energia Eólica), Sandro Yamamoto, Diretor Técnico da Associação e Thomaz Steward – Gerente da Enersolar + Brasil também estiveram entre os participantes da abertura do Congresso.

Novidades do Setor de Energia Solar Fotovoltaica

Dando continuidade à programação do dia, a palestra introdutória e mesa redonda do Congresso trouxe Nelson Colaferro Jr., Presidente da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, falando sobre o tema “Novidades do setor de energia solar fotovoltaica e ações efetivas para promover a expansão de geração centralizada e geração distribuída: como os agentes do setor e fornecedores de soluções tem se unido para este propósito?”.

Segundo Nelson, em 2016 a potência mundial de energia solar fotovoltaica foi de 305 GW. Esse número, no ano 2000 era de 1GW. E o Brasil deve seguir essa tendência de expansão, de acordo com o executivo. Estima-se que em 2025 o Brasil produzirá 7 GW de energia solar fotovoltaica, o que corresponderá à 3,3% da matriz energética. Em 2030 serão 17 GW, ou 6,8% da matriz.

Em relação à geração distribuída Nelson afirmou que atualmente existem 10 mil sistemas conectados. Em média 700 conexões são iniciadas por mês. Até o final de 2017, estima-se que haverá cerca de 18 a 20 mil conexões instaladas. 

Outro tema abordado foi a questão da isenção do ICMS para a geração distribuída. Minas Gerais foi o primeiro Estado a adotar o sistema. Hoje, já são 23 os que aderiram à isenção de ICMS, PIS e COFINS. As exceções são os Estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Amazonas.

Durante o painel foi apresentado um importante dado da ANEEL –  Agência Nacional de Energia Elétrica. Ao final de 2024 serão 1 milhão e 270 mil sistemas conectados.

Os trabalhos da 7ª edição do Ecoenergy serão continuados ao longo de mais dois dias, 24 e 25 de maio, com destaque para o Biomass Day (dia 24), com programação paralela ao Congresso dedicada especialmente à energia de biomassa.

A 7ª edição do Ecoenergy acontece junto à EnerSolar + Brasil | Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar, realizada de 23 a 25 de maio de 2017, no São Paulo Expo, em São Paulo. A feira é uma plataforma de soluções voltadas para a indústria de energia solar, eólica, biomassa e GTDC. Nesta 6ª edição traz 80 expositores com diversidade de produtos, lançamentos e oportunidade de negócios. Os eventos são organizados pela Cipa Fiera Milano.

Mais informações: www.enersolarbrasil.com.br/16/feira-congresso-ecoenergy/

Serviço

Ecoenergy | Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia
Data: 23 a 25 de maio de 2017,
das 09h às 18h30

6ª EnerSolar + Brasil | Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar
Data: 23 a 25 de maio de 2017,
das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil
Transporte gratuito: Rua Nelson Fernandes, 450 – Acesso pelo Terminal Rodoviário Jabaquara
* Evento gratuito para profissionais do setor


Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas, e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de negócios e relacionamentos por meio da realização de grandes feiras e publicações de revistas segmentadas na América Latina.

Fundada em 1977, foi adquirida pela Fiera Milano em 2011, tornando-se a filial brasileira de uma das empresas líderes mundiais de feiras e congressos do mundo.


Fiera Milano no Mundo

Localizada em Milão – Itália, a Fiera Milano é líder de mercado nos segmentos de feiras e congressos, tanto em número de visitantes e expositores, quanto na excelência das exposições.

Com escritórios ao redor do mundo, a Fiera Milano possui um portfólio que se destaca das demais promotoras de feiras em termos de gama de setores econômicos representados e qualidade dos eventos.

A cada ano, suas exposições atraem mais de 30 mil expositores e mais de 5 milhões de visitantes. Atualmente, a Fiera Milano opera uma joint venture com a Hannover Messe, na China e na Índia, e tem suas próprias filiais no Brasil, África do Sul, China e Índia.


Cipa Fiera Milano Press Office
RM Press | Comunicação Estratégica

Claudia Maciel
+55 11 2950-4820
claudia.maciel@rmpress.com.br

Clique aqui para download